Coceira anal. O que é?
O prurido ou coceira anal é um desconforto que pode ser causado por inúmeras condições. Mais comum em crianças, a principal causa é a infestação por vermes chamados oxiúros. Esse é um problema comum, mas que precisa de tratamento. Adultos também podem apresentar o problema por diferentes causas.
O que pode causar coceira anal?
- Dermatite atópica: Também chamado de eczema, é o tipo mais comum de dermatite. Apesar de ser mais comum nas dobras do braço e parte de trás dos joelhos, qualquer parte do corpo, inclusive na região do ânus pode manifestar dermatite.É comumente acompanhada de rinite alérgica. A pele seca piora o problema, mas só use um hidratante recomendado por seu médico: certas fragrâncias e corantes podem piorar a condição.
- Vermes: Alterações no apetite, diarreia ou constipação, coceira anal, dores e inchaço abdominal pode ser um sintoma de infestação de vermes intestinais. Apesar de ser mais comum em crianças, adultos não estão imunes ao problema.Os vermes também podem se desenvolver no estômago, causando azia náuseas e vômito. É recomendado fazer a profilaxia anual com o vermífugo indicado por seu médico de confiança. Uma vez que os sintomas se manifestam é necessário consulta e exame para que seja indicado uma substância adequada para o tratamento. Outra forma de se evitar vermes é lavando bem as mãos, higienizar alimentos de forma correta e bebendo apenas água tratada.
- Hemorroidas: As hemorroidas em si não causam o prurido mas, se não tratadas, dificultam a higiene completa da região causando assim a coceira anal.
- Sexo Anal: Durante o sexo anal a região pode criar pequenas lesões que causam coceira anal. Ao praticar o ato é importante usar preservativo e lubrificante, diminuindo o atrito e evitando contaminação com doenças sexualmente transmissíveis. Caso você tenha praticado sexo anal recentemente e esteja com coceira anal, dor e ardor na região, o ideal é procurar um médico para ter certeza que não ocorreu nenhum dano.
- Doenças sexualmente transmissíveis (DST): O ânus também é suscetível às doenças transmitidas durante o sexo. Se teve relações, mesmo que não anais, sem preservativo é possivel que a causa da coceira anal seja uma DST. Consulte um médico o mais rápido possível e avise seus parceiros para que eles também possam fazer o tratamento.
Uso de roupas íntimas de tecidos sintéticos: O ideal é que a roupa íntima seja de algodão, evitando assim a umidade que traz bactérias e fungos que provocam a coceira anal. Calças muito apertadas também podem causar prurido anal.
- Fissura anal: Fissuras anais são pequenos cortes na região causados por atrito ou fezes endurecidas. Como a área do ânus é cheia de bactérias as fissuras devem ser corretamente tratadas para evitar uma infecção. Durante a cicatrização desses cortes pode acontecer a coceira anal. Um médico saberá indicar qual medicamento usar na área sem o risco de causar uma reação alérgica.
- Psoríase: Pequenas manchas vermelhas, pele seca e coceira anal são sinais de psoríase genital. Ela é mais comum em pessoas com excesso de peso, piorando com calor e suor. Embora possa ser facilmente confundida com uma DST, a psoríase é autoimune e não contagiosa, ou seja, você não corre o risco de se infectar tocando ou se relacionando com alguém que possua a condição. Usar roupas frescas e manter a área sempre limpa ajudam na manutenção dos sintomas, mas é necessário acompanhamento médico, podendo até ser indicado o uso de imunossupressores. Embora não exista cura, o tratamento controla as lesões, diminuindo significativamente os sintomas.
- Micose: A micose é uma infecção causada por fungos. É normal que tenhamos fungos na nossa pele, porém quando ela está seca ou sensível, ou existe alguma queda na imunidade eles se manifestam na forma de micose. O tratamento é feito com antifúngicos tópicos e orais, sabonetes especiais e mantendo a área limpa. Quem define qual antifúngico e por quanto tempo ele deve ser usado é um médico. Alguns antifúngicos orais podem ser perigosos e o tratamento da infecção é complexo. Por isso é extremamente desaconselhável que você se auto-medique. A micose é contagiosa pelo compartilhamento de objetos, principalmente toalhas.
- Câncer anal: Pode parecer exagero, mas coceira anal pode ser um sintoma de neoplasia na região. O sintomas de câncer anal são discretos, e um deles é a coceira anal. Fique atento se ela estiver acompanhada de alterações na frequência da evacuação e inchaço abdominal. De qualquer forma, procure um médico pois os sintomas desse tipo de câncer são silenciosos, o tornando ainda mais perigoso.
Essas são algumas das possíveis causas para o prurido na região anal, mas apenas um médico pode diagnosticar o seu problema. Alguns sintomas podem ser confusos para leigos e não é possível distinguir os diferentes problemas.
Não coce de maneira alguma, isso vai criar lesões na região e piorar a coceira anal. Também não use qualquer pomada ou loção que possa causar irritação. Até chegar ao médico você deve manter a área higienizada e seca, evitando contato e lavando bem as mãos após defecar.
O mais importante é que assim que surgirem os sintomas se busque auxílio de um profissional de saúde, garantindo que a condição não evolua para algo mais grave e que o tratamento possa ser mais rápido e eficiente.