Um problema muito comum, as hemorroidas são um incômodo doloroso para quem manifesta a condição. Embora seja mais comum em mulheres no fim do período gestacional, homens não estão imunes a desenvolver hemorroidas. Entre seus principais sintomas estão a dor ao evacuar, sangramento anal, caroços no ânus, dificuldade para evacuar, dor na região anal ao sentar, prurido (coceira) anal persistente e presença de muco branco no ânus.
Hemorroidas se desenvolvem quando as veias da região anal e retal incham e inflamam devido à um maior esforço (seja para evacuar fezes duras ou durante o parto).
Elas são divididas em dois tipos:
Internas: As hemorroidas são consideradas internas quando as veias afetadas ficam dentro do orifício anal. No início costumam ser indolores, seus sintomas precoces são coceira intensa e sangramento ao evacuar. Quando não são tratadas adequadamente podem prolapsar, ou seja, se exteriorizam para fora do ânus. Nesse caso, mais avançado, a condição pode provocar dor intensa. As hemorroidas internas são ainda divididas em quatro graus, sendo eles:
Geralmente apenas os graus III e IV necessitam de cirurgia mas isso é muito individual.
Existem duas técnicas cirúrgicas básicas para tratar hemorroidas: a primeira tem a recuperação mais rápida e é menos invasiva, com o médico realocando a veia na sua posição com ajuda de um grampo.
Na segunda, ele corta e retira a veia danificada. Embora sua recuperação seja mais lenta ela costuma ser mais eficiente e definitiva.
Além dos quatro tipos de hemorroidas internas existem também as externas, que são caracterizadas por um caroço arroxeado e doloroso ao redor do ânus.
Em ambos os casos as hemorroidas devem ser tratadas com cuidado pois existe o risco de uma complicação chamada trombose hemorroidária que é quando a condição provoca a formação de um coágulo que prejudica a irrigação sanguínea na área. Sem o fornecimento de sangue ou nutrientes ocorre a morte do tecido da região anal, que após necrosado precisa ser retirado com cirurgia para não causar infecção.
Hemorroidas podem ser causadas por esforço ao evacuar, mas também por uma alimentação disfuncional e até por uma propensão particular. Estima-se que até 80% das pessoas manifestem algum tipo e grau de hemorroida durante a vida.
Alguns fatores que favorecem o desenvolvimento de hemorroidas são:
O constrangimento e pudor ao falar sobre o assunto faz com que se criem muitos mitos sobre hemorroidas. Por exemplo, que a pimenta piora a situação. O que acontece é que para quem tem hemorroidas externas a pimenta apenas causa ardor ao passar pelo ânus junto com as fezes, por isso a indicação de que pessoas que sofrem da condição não usem o condimento.
Outra informação desencontrada é que hemorroidas causariam câncer, o que não é verdade. Acontece que os sintomas de câncer colorretal e hemorroidas são praticamente os mesmos, e é por isso que é tão importante consultar um médico. Também é mito que o sexo anal causa hemorroidas. Mas lembre-se: é necessário usar prevenção e lubrificação ao praticar sexo na região anal.
O preservativo protege de doenças sexualmente transmissíveis que podem causar caroços e até câncer anal, enquanto o lubrificante diminui o atrito e consequentemente o dano a área.
O melhor tratamento para seu caso vai depender do tipo e grau que as hemorroidas se manifestam em você. Ele pode ser feito com loções e pomadas tópicas, medicamentos orais e até mesmo cirurgia. Quem decide isso é seu médico. Durante o tratamento é necessário tomar alguns cuidados:
3 Comentários
Boa queria saber mais sobre esse assunto.
Olá Robson, tudo bem? Você encontra mais dos nossos assuntos em nosso blog: https://www.luciopithon.com.br/area-do-paciente/ ou em nossa sessão de marcação de consulta, poderia obter informações de contato via WhatsApp: https://www.luciopithon.com.br/marque-uma-consulta/
Muitoobrigado pela dicas