Prolapso retal é uma condição que pode ser muito dolorosa. Sucintamente, o problema acontece quando parte do reto sai para fora do ânus, externalizando a última porção do intestino.
A condição acomete crianças e adultos mas, por razões e de forma distintas: Em crianças, a parede do reto ainda não está completamente fixada internamente, então quando é realizado muito esforço para evacuar, diarreia forte ou até mesmo complicação da dificuldade de urinar devido a fimose, a mucosa do reto se exterioriza, caracterizando o prolapso retal.
Nos adultos o prolapso se manifesta de forma mais grave, expulsando não somente a mucosa do reto e sim toda sua espessura. Os motivos também são outros: eles já têm a fixação dos tecidos estabilizada, porém a perda de tônus muscular da região anal a compromete.
Em crianças o prolapso geralmente acontece pelo fato dessa área ainda ser muito delicada, mais vulnerável a agressões causadas por problemas intestinais que causam esforço excessivo, ou por má formação congênita. Em adultos, além do enfraquecimento do tônus muscular da região, alguns hábitos e fatores contribuem para o desenvolvimento do problema.
Alguns deles são:
Má alimentação: A má alimentação, pobre em fibras, causa constipação. O esforço para evacuar pode causar o prolapso retal. Frutas, verduras, legumes e grãos integrais garantem a quantidade de fibra necessária para o bom funcionamento do organismo. O mercado também oferece suplementos alimentares para complementar a dose diária. Converse com seu médico a respeito.
Doenças sistêmicas pré existentes: Pessoas com esclerose múltipla, fibrose cística e síndromes inflamatórias como a doença de Crohn e intestino irritável estão mais propensas a sofrer prolapso retal. Todos os acometidos por essas condições devem fazer consultas frequentes com um proctologista ou coloproctologista para acompanhar a saúde da região.
Infecção por vermes: Vermes intestinais podem causar prolapso retal. A patologia é mais comum em crianças mas adultos também se infectam com vermes. O contágio é feito por ingerir água não tratada e alimentos que não foram corretamente higienizados. Se você acredita que pode ter vermes informe seu médico coloproctologista e ele poderá indicar um vermífugo adequado para fazer a profilaxia.
Aumento da próstata: A próstata tem seu funcionamento interligado aos intestinos. Os sintomas de problemas nos dois órgãos geralmente podem estar relacionados. Nesse caso urologista e coloproctologista trabalham juntos para um tratamento completo.
Partos vaginais repetidos: o esforço pode enfraquecer o assoalho pélvico, aumentando as chances de ocorrer um prolapso retal
Infecções intestinais: Infecções como a amebíase provocam extrema irritação nos intestinos e na região anal favorecendo o desenvolvimento de diversas condições agravantes;
Pólipos e tumores retais: Pessoas com tumores ou pólipos podem manifestar prolapso retal, além de sangramento anal, coceira e dor ao evacuar. Sempre que sentir algum desses sintomas procure um coloproctologista. As chances de cura são otimistas quando o tratamento é iniciado precocemente.
O prolapso retal se caracteriza como uma massa escurecida ou avermelhada ao redor do ânus, dor anal, sensação de evacuação incompleta, sangramento, peso no ânus e dificuldade para evacuar.
Quem diagnostica o prolapso retal é o médico coloproctologista. Ele é o profissional da saúde capacitado para diferenciar prolapso retal de hemorroidas ou de câncer anal, duas doenças que têm sintomas muito semelhantes.
Mesmo que você ache que não precise de ajuda médica para tratar um prolapso retal, o que é extremamente perigoso, é importante entender que ele não é uma patologia e sim um sintoma. É importante investigar qual foi a causa da condição se manifestar. Alterações da função intestinal não devem ser ignoradas pois são o principal indício de problemas sérios como neoplasias (câncer), pólipos e doenças inflamatórias ou infecciosas.
O não tratamento ou tratamento incorreto do prolapso retal pode causar uma série de complicações.
De forma alguma tente reinserir a massa dentro do seu intestino pois você pode acabar lesionando a área, causando hemorragias e ulcerações; tente manter as nádegas fechadas para estabilizar o prolapso e procure um coloproctologista.
O médico deverá analisar qual a extensão do prolapso e decidir qual o melhor tratamento para cada caso. Em crianças, o profissional realoca o reto com uma manobra não invasiva. Como o organismo infantil se regenera com mais facilidade,e pela própria característica da fase do desenvolvimento isso geralmente basta. Em adultos pode haver indicação cirúrgica, que é relativamente simples e só é contra-indicada no caso de comorbidades severas. Ao mesmo tempo deve ser feita uma investigação para descobrir qual patologia causou o prolapso retal. Você deve informar ao seu médico se:
Unindo essas informações aos exames clínicos que o profissional julgar necessários pode-se afirmar qual condição culminou no prolapso retal. Feito isso, deve-se iniciar o tratamento, impedindo que o problema ocorra novamente.
Alguns hábitos previnem e impedem que o prolapso retal aconteça ou reincida.
Entre eles estão:
Alimentação apropriada: Uma alimentação apropriada ajuda o funcionamento do intestino e previne diversos problemas. Invista em fibras, legumes, frutas e cereais integrais.
Ingestão de água: a desidratação faz as fezes ficarem mais duras, podendo ocasionar hemorroidas, fissuras anais e prolapso retal
Regularização do funcionamento intestinal: Caso alimentação e ingestão de água não resolva seu problema intestinal, converse com seu médico sobre as possíveis causas e um tratamento adequado para a condição.
Tratar a patologia que provocou o prolapso: Não custa reafirmar – O prolapso não é o principal problema, mas sim um sintoma. Consulte um coloproctologista para diagnosticar e tratar sua condição.
Embora o prolapso retal seja uma condição dolorosa, felizmente a medicina já tem recursos para resolvê-la. Informe ao seu médico todos os sintomas que você apresentar, mesmo que não veja relação entre eles. Um bom coloproctologista irá descobrir a causa do prolapso retal e te indicar o tratamento mais adequado.
Lembre-se que sem exames adicionais não é possível descartar a presença de tumores anais ou colorretais, por isso é imprescindível pesquisar a causa do problema.
9 Comentários
Minha mãe tem 85 anos, vai fazer uma cirurgia para reparar o prolapso retal, com o aparelho pph, isso se o cardiologista autorizar diantes dos exames que ela irá fazer, gostaria de saber se alguém já fez ou conhece alguém que fez ,se deu certo, se bom resultado.
Olá, Maria, você tem que fazer uma avaliação para poder acionar as formas de tratamento. Entre em contato com o Dr. Lúcio Pithon por meio da página de Marcação de Consulta, para fazermos uma Consulta: https://www.luciopithon.com.br/marque-uma-consulta/
Fique atenta aos sintomas para não piorar, é de muita importância procura o especialista e realizar os exames corretamente. Estamos a sua disposição.
Estou com início de prolapso retal
Olá, Anderson, você tem que fazer uma avaliação para poder acionar as formas de tratamento. Entre em contato com o Dr. Lúcio Pithon por meio da página de Marcação de Consulta, para fazermos uma Consulta: https://www.luciopithon.com.br/marque-uma-consulta/
Estou preocupado com isso
Tenho um caroço no ânus que coça e sinto dores no lado esquerdo onde estar localizado.
Olá, João, você tem que fazer uma avaliação para poder acionar as formas de tratamento. Entre em contato com o Dr. Lúcio Pithon por meio da página de Marcação de Consulta, para fazermos uma Consulta: https://www.luciopithon.com.br/marque-uma-consulta/
Fique atenta aos sintomas para não piorar, é de muita importância procura o especialista. Estamos a sua disposição.
Minhas fezes estão finas as vezes, mas já sinto isso a pelo menos 6 anos, só que piorou, quando vou defecar o ânus fica em forma de flor, e quando sento, sinto como se fosse uma queimação. Fiz exames de fezes e não deu nada. O que faço? Quando como gordura tenho urgência de ir ao banheiro.
Olá, Edivaldo, você tem que fazer uma avaliação para poder acionar as formas de tratamento. Entre em contato com o Dr. Lúcio Pithon por meio da página de Marcação de Consulta, para fazermos uma Consulta: https://www.luciopithon.com.br/marque-uma-consulta/
Fique atenta aos sintomas para não piorar, é de muita importância procura o especialista. Estamos a sua disposição.