1 – A primeira dica para você que fez alguma cirurgia que tem pontos de pele é manter o curativo por 3 dias.
Ao sair do hospital com seu curativo, esse deverá ser trocado uma vez por dia somente ou sempre que for molhado ou estiver sujo de sangue ou secreção. Se o curativo estiver seco troque uma vez por dia, limpando a ferida operatória apenas com soro fisiológico, usando gaze estéril e microporídeo (esparadrapo antialérgico). Depois do terceiro dia, os pontos já podem ficar abertos.
PRIMEIRA DICA: TROCAR O CURATIVO DIARIAMENTE, DEIXANDO-O APERTO APÓS O 3º DIA
2 – A segunda dica é sobre o banho e os curativos.
O ideal é manter o curativo sempre seco, mas não há qualquer problema o molhas no banho. Muitas vezes se faz um malabarismo enorme para isolar um curativo no banho, sem necessidade. Qualquer cirurgia simples, com sutura comum de pele, pode-se molhar no banho. O importante é após o banho secar com gaze seca o sitio cirúrgico e refazer o curativo logo após, até o terceiro dia. Após o terceiro dia pode-se molhar normalmente no banho e apenas secar com gaze seca, deixando-o aberto. Sem necessidade de pomadas ou spray cicatrizantes.
SEGUNDA DICA: CURATIVO PODE MOLHAR NO BANHO SIM, SECANDO E TROCANDO LOGO APÓS.
3 – A terceira dica é sobre a retirada dos pontos.
Em uma média geral, tiramos pontos de pele com 10 dias. Normalmente se faz isso quando se usa sutura de pontos de pele com fio cirúrgico de nylon. Reconhece-se, pois, vemos uns pontos com um fio preto, fino, com duas pontas compridas em cada fio. Desse modo o seu médico marcara um retorno para retira-los. Isso normalmente ocorre entre 8 a 10 dias. Esse procedimento dói muito pouco e não há necessidade de usar anestésico.
TERCEIRA DICA: PONTOS DE PELE, QUANDO SE USA FIO DE NYLON, RETIRA-SE ENTRE 8 A 10 DIAS
4 – A terceira dica é sobre pontos absorvíveis.
Esse é um tipo de sutura de pele que usa um tipo de sutura e um fio especial que não é necessário retirar os pontos. Essa sutura é reconhecida pois não se vê pontos atravessados na pele, fica parecendo que foi colado. Esse fio será absorvido pelo organismo e deixa uma cicatriz mais estética, muito usada em grandes incisões e em locais de estética importante, como a face. Os cuidados com os curativos e quanto ao banho são os mesmos.
QUARTA DICA: PONTOS DE PELE ABSORVÍVEIS (PARECE COLADOS), NÃO SERÃO RETIRADOS, ABSORVEM.
5 – Quinta dica são os medicamentos; muitas vezes são necessário uso de antibióticos, para evitar infecção dos pontos, outras vezes analgésicos ou anti-inflamatórios.
A depender de cada caso, os medicamentos pós-operatórios devem ser usados conforme a prescrição de seu médico, pois cada caso é um caso. Não se automedique. Não uso álcool iodado ou passe pomadas cicatrizantes se não estão prescritos, atos como esses podem prejudicar a sua cicatrização.
QUINTA DICA EVITE A AUTO-MEDICAÇÃO, USE AS MEDICAÇÕES CONFORME A PRESCRIÇÃO.
6 – A sexta dica trata-se da alimentação pós-operatória.
Esse item é muito importante pois uma alimentação errada pode complicar uma cirurgia. Muito importante seguir as orientações alimentares do seu médico, que certamente você receberá.
Mas fazendo um bom resumo, seria o seguinte: Cirurgias que não se mexe no aparelho digestivo como hérnias, histerectomia, não tem maiores problemas com alimentação. Já cirurgia de vesícula é muito importante restringir gorduras por 90 dias. As demais uma dieta leve e bem balanceada é o suficiente. Esqueça as crendices populares.
SEXTA DICA: CIRURGIA DE VESÍCULA 90 DIAS SEM GORDURAS, AS DEMAIS DIETA BRANDA.
7 – A sétima dica trata-se de complicações locais.
Podem ocorrer com alguma frequência inflamação dos pontos e é muito importante saber conhecer os sintomas precocemente; quando os pontos de uma cirurgia começam a inflamar ou formar abscessos, a cicatriz começa a ficar avermelhada, doer muito e começa a inchar. Ocorrendo isso ligue para seu médico, informe esses sintomas ou procure uma emergência, pois algumas vezes é necessário fazer uma drenagem da secreção que está se formando.
SÉTIMA DICA: INFLAMAÇÃO DOS PONTOS OS SINAIS SÃO DOR LOCAL, VERMELHIDÃO E INCHAÇO.
8 – A oitava dica é sobre atividades físicas e exercícios.
Veja bem, não existe uma regra clara para esse tópico, usamos muito o bom senso, se foi uma cirurgia de menor porte, em torno de 30 dias estamos liberando para exercícios leves, se foi uma cirurgia maior uns 90 dias, mas em qualquer caso, não há necessidade de repouso absoluto, pode-se andar, pode subir escada, dirigir assim que as dores aliviarem, lá pelo sétimo dia.
OITAVA DICA: EXERCÍCIOS COM MODERAÇÃO A MEDICA QUE FOR CICATRIZANDO
9 – A nona dica é sobre peso e/ou atividade sexual.
Essa dúvida é muito comum nos consultórios e vale a mesma regra do item 8. Tanto peso acima de 10 ou 15 kg, como relação sexual depende de cada caso, em média em torno de 30 dias pode se pegar peso e ter relação sexual, sem maiores problemas, mas depende de como vai a cicatrização e os sintomas pós-operatórios. Exceto para pacientes que fizeram HISTERECTOMIA, nesse caso deve-se evitar relação sexual por 60 dias
NONA DICA: PESO E SEXO COM MODERAÇÃO A MEDICA QUE FOR CICATRIZANDO, EXCETO HISTERECTOMIA
10 – A décima e última dica se refere as revisões. Uma cirurgia geral, leva em torno de 90 dias para cicatrizar totalmente.
Particularmente, eu marco retorno para meus pacientes com 8 dias, 40 dias e 80 dias, são muito importantes comparecer nessas consultas pois apenas o médico quem te operou tem a capacidade de avaliar a cicatrização. É muito comum os pacientes tirarem fotos do local operado e fazerem interpretações erradas de inflamação, infecção, retorno da doença, etc. Isso causa um stress desnecessário, pois ele não tem capacidade para identificar esses problemas. O acompanhamento é muito importante para ver a evolução da cicatrização até o seu fim em torno de 90 dias.
DECIMA DICA: NÃO FALTE AS REVISÕES MARCADAS, É IMPORTANTE PARA ACOMPANHAR A CICATRIZAÇÃO